março 20, 2007

Gincana decepciona calouros

Conjunto de fatores contribui para deixar público entediado. Apesar disso, havia pessoas animadíssimas com a Gincana – além de meia dúzia de calouros hiperativos, indiscutivelmente os que mais se divertiram. Equipe de CalourECO de 2007-1.

Tradicionalmente o dia mais animado e divertido da Semana de Calouros, a Gincana de 2007.1 da Escola de Comunicação da UFRJ deixou a esperar. Um conjunto de fatores fez com que o entusiasmo dos calouros, bem como do público em geral, se esvaísse.

Primeiramente, o horário de início estava previsto para 13h, mas só às 15h os fantasiados puderam ouvir as vozes dos apresentadores (ainda sem microfone, que só chegou 45 minutos depois). Um outro problema foi a questão do lugar: as Gincanas sempre aconteceram no Laguinho – um espaço aberto, mas limitado, que por isso mesmo era perfeito para a realização do evento. Por algum motivo que não foi citado, esse ano ela foi feita no Campinho, uma área muito grande, que fez com que a dispersão – palavra muito utilizada nesse dia – dos calouros fosse maior.

Provas eram batidas, sem fundamento e de gosto questionável

Provas batidas, sem fundamento (de quem foi a brilhante idéia de enterrar a bolinha que os calouros deviam procurar?!) e de gosto questionável, junto com a falta de bebida no local, também foram motivos apontados para o “fracasso” da Gincana. No decorrer das provas, por exemplo, podiam-se ver muitos calouros sentados e entediados, levando muitos deles a ir embora logo depois.


Também foi bastante criticado o desempenho dos apresentadores. A falta de carisma gerou um grande número de piadas e brincadeiras completamente desnecessárias aos calouros, muitas vezes os constrangendo mais do que o “aceitável”. No entanto, cabe frisar que ninguém era obrigado a participar de nenhuma prova ou brincadeira.
Veteranos foram indiscutivelmente os que mais se divertiram na Gincana

Janaína venceu “concurso de gemidos”

Apesar dos pesares, havia pessoas animadíssimas com a Gincana – além dos veteranos, que foram indiscutivelmente os que mais se divertiram. Janaína foi a caloura mais entusiasmada e participativa das brincadeiras, inclusive ganhando o concurso de gemidos com louvor. Segundo a própria, o que conquistou os juízes nessa prova foi a famosa frase “Vem, veterano, vem!”, que arrancou muitas risadas e aplausos do público.
Estudante do terceiro período em seção de nostalgia: “Na minha gincana só não tirei a roupa porque... Não sei, não deu”
Já na comparação com as gincanas de 2006, há polêmica. Alguns veteranos dizem que a desse ano foi mais divertida; já outros acham que as do ano passado foram melhores, como explicita uma estudante não identificada do 3º período: “Na minha não me lembro direito, tava bêbada, me entrosei muito, só não tirei a roupa porque... Não sei, não deu”. Ou não lembra!

Enfim: o desânimo geral, salvo meia dúzia de calouros hiperativos, fez com que a integração no Sujinho começasse mais cedo, fechando a Semana de Calouros com o show – ótimo, por sinal – da banda Binário.

Nenhum comentário: