agosto 20, 2007

Desvendando a Copa Campus

Equipe do CalourECO, 2007-2

A Copa Campus surgiu em 2003 dentro de um projeto maior, a rádio Ecomídia. Foi iniciado por um grupo de amigos e, como as demais iniciativas, nunca teve a participação efetiva de professores.

A princípio o torneio era restrito ao campus da Praia Vermelha, com apenas 12 times; e a organização era menos complexa, sem divisões definidas ou maiores planejamentos.

A fotocaloura Fernanda Bigaton registrou organizadores da oficina da Copa Campus

Com o sucesso a Copa cresceu. A organização foi se aprimorando, abriu-se para os outros campi da UFRJ (a partir da 3ª edição), mudaram para um campo particular com melhor infra-estrutura. A quantidade de times aumentou gradativamente, até chegar ao seu atual número.

O divisor de águas mesmo foi a 5ª Copa, em que a organização deu “um salto” e ocorreram as maiores mudanças, como as citadas anteriormente. Nessa houve também a entrada das meninas na organização, através da rádio Ecomídia. Com o tempo a Copa dentro da rádio deixou de ser mais um projeto pra se tornar o projeto. A Copa Campus passou a exigir uma estrutura maior que a própria rádio.

Da sexta edição em diante, o projeto só vem melhorando. Tornou-se auto-sustentável e um dos maiores eventos esportivos da UFRJ.

Informações gerais

Pré-inscrições para o torneio: consultar o site. Prioridade para cursos que nunca participaram. Exemplo: IFCS (número de times proporcionais aos cursos). Maiores informações no site oficial do evento e na comunidade no Orkut: Copa Campus UFRJ.

Como participar da Copa Campus???

Qualquer aluno da ECO pode entrar no projeto, sendo que sua primeira participação será somente como auxiliar. Caso demonstre comprometimento pelo projeto, passa a integrar a equipe.

A atual equipe deseja que os calouros se interessem, pois precisam renovar os quadros pra manter a Copa viva. Participem! É só procurar a equipe atual.

Acesse o site: www.copacampus.com.br ou mande um e-mail: copacampus@copacampus.com.br

Personalidade: fundador da Copa Campus

Figura “emblemática”, Diego do Carmos é um dos fundadores do projeto e, embora formado, ainda vem passar adiante sua paixão pela Copa. Hoje trabalha na SporTV e sua experiência com o projeto foi decisiva.

Copa Campus abre caminhos

A participação na Copa Campus trouxe inúmeras possibilidades para os ex-calouros. Por ser um evento de grande visibilidade, pessoas que se destacaram tiveram seu potencial reconhecido.

Dois ex-calouros conseguiram estágio na Agência de Notícias da UFRJ, um no campus do Fundão e outro na Praia Vermelha, algo raro uma vez que estavam no primeiro período. Outro calouro está em um processo seletivo na agência de marketing esportivo Top Sports e acredita que o fato de ter participado da Copa Campus foi decisivo para passar para a segunda fase do processo.

De acordo com Felipe Ataíde, do segundo período da ECO, a Copa Campus lhe deu base para ver suas possibilidades de atuação no mercado de trabalho, ao mesmo tempo que mostrou onde não atuar.

O fato de participar ativamente de um projeto logo no primeiro período fez com que os alunos vissem na prática como é atuar dentro da área de comunicação social, tornando o ciclo básico menos maçante.

Resenha: Simpatia, união e amizade
Por Carolina Machado

Os calouros que tiveram o primeiro contato com a Oficina da Copa Campus no segundo semestre de 2007 foram unânimes em afirmar que a simpatia, a união e a amizade do grupo foram as características que mais chamaram a atenção dos mesmos.

Segundo o calouro do curso de Comunicação Social, Renan Sampaio, a motivação para participar da Copa Campus veio do fato de que todos os organizadores são profissionais bem sucedidos. Além disso, para ele, ter uma atividade extra-curricular como essa é extramente enriquecedor.

Os calouros Luis Felipe Camacho e Carolinie concordaram que a Copa Campus pode ajudar muito a esclarecer dúvidas sobre suas futuras habilitações na Comunicação, já que se trata de um projeto extremamente diversificado. “Se a oficina não irá me ajudar a descobrir o que eu realmente desejo, pelo menos indicará o que eu não quero”, destacou Carolinie.

Estava presente no encontro um aluno de Comunicação Social da PUC, Fábio Goulart. Segundo o estudante, existe um torneio de futebol em sua universidade bem parecido com a Copa Campus. Fábio pondera, no entanto, que o torneio da UFRJ está muito à frente do torneio da PUC, uma vez que a Copa Campus não se resume apenas ao futebol. É muito mais abrangente, pois explora diversas habilidades dentro da Comunicação, como jornalismo, produção cultural e fotografia.

“A Copa Campus não é apenas diversão e sim uma forma de ganhar experiência bem no começo da faculdade”, afirmou Fábio, que considera o torneio muito conhecido no meio universitário. O estudante expressou seu desejo de ver a Copa Campus integrada a outras universidades. Contudo, Fábio reconheceu que este projeto é muito mais viável no futuro, já que requer um bom planejamento.

Nenhum comentário: